Artigos Técnicos

Artigos de autoria do Eng. Adeval Antonio Meneghesso, diretor superintendente da Italtecno do Brasil, publicados na Revista Corrosão & Proteção, um veículo de comunicação da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO, editada pela Aporte Editorial que autorizou a divulgação do compêndio publicado de 2006 a 2009.

Contato com o autor
Eng. Adeval Antonio Meneghesso

Resumo

Em janeiro de 2011 entrou em operação a planta de pintura de perfis de alumínio da Cia. Brasileira de Alumínio – Votorantim Metais. Para garantir a origem da pintura ao mercado e principalmente aos clientes da CBA\Votorantim Metais foi implantado um sistema de identificação que permite rastrear o poliéster utilizado e consequentemente se o processo de pintura foi realizado na planta da CBA\ Votorantim Metais. Durante o processo de fabricação do poliéster é inserido um inerte na composição química do polímero que permite a identificação do poliéster através de um sistema de leitura na superfície do produto pintado. A identificação da origem atesta e assegura para garantias de desempenho e durabilidade dos perfis pintados da CBA\ Votorantim Metais.

Clique para ver o artigo completo

Resumo

Os processos de anodização e eletrocoloração convencionais possibilitam a obtenção de uma restrita faixa de cores na superfície do alumínio, do preto às variações de bronze garantindo as propriedades de resistência à corrosão e durabilidade.

Visando ampliar as cores e acabamentos dos produtos anodizados possibilitando maior versatilidade e inovação à indústria da construção civil e arquitetura, implantou-se na CBA o processo Multicolor capaz de ampliar o range de cores, possibilitando a obtenção de cores em tons de azul, verde, amarelo, cinza, cor aço inox entre outras.

O processo multicolor é composto por três etapas sendo anodização, modificação da camada anódica e eletrocoloração, inserindo, portanto, uma etapa de processamento específico entre os processos de anodização e eletrocoloração convencionais. O objetivo da etapa de modificação é alterar a estrutura da camada anódica formada na anodização, de tal forma que, após a eletrocoloração o princípio ótico da reflexão de luz seja alterado. A alteração permite obter uma reflexão específica, obtendo em função da modificação a cor desejada.

A inserção da etapa de modificação permite obter o produto anodizado multicolor conferindo maiores opções e versatilidade para as cores e acabamento do alumínio.

Clique para ver o artigo completo

Introduzione

Con l’aumento della domanda di prodotti di alluminio verniciato e anodizzato da parte del mercato brasiliano e la necessità crescente di sviluppare nuovi prodotti per il trattamento delle superfici e nuove finiture, nel 2008, il gruppo Votorantim Metais, con la sua azienda Compagnia Brasiliana di Alluminio, ha iniziato il progetto degli studi di analisi della fattibilità di ampliare il suo impianto di prodotti anodizzati. In quel momento produceva circa 650 t/mese con una capacità installata di 600 t/mese.

Clique para ver o artigo completo

Resumo

A presença de agentes químicos, principalmente ácido sulfúrico e soda caústica, confere ao processo produtivo de tratamento de Superfície por Anodização a condição de elevado potencial de riscos de ocorrência de acidentes de trabalho com consequente queimaduras químicas durante as atividades de operação e manuseio de produtos e agentes químicos. O contato da pele humana com agentes alcalinos e ácidos em determinadas condição de temperatura e concentração presentes no processo podem provocar queimaduras de gravidades extremamente elevadas trazendo como resultados seqüelas, incapacitação permanente ou temporária, cegueira, entre outros transtornos a sociedade bem como prejuízo às questões trabalhistas.

Visando minimizar os efeitos quando da ocorrência de acidentes químicos, foi implantado na planta de tratamento de Superfície por Anodização da CBA, metodologia para descontaminação química através da aplicação do agente Descontaminante Ativo.

O presente trabalho objetiva apresentar a metodologia e o programa de implantação da utilização do agente Descontaminante Ativo na Planta de Tratamento de Superfície da CBA.

Clique para ver o artigo completo

ESCRITÓRIO


FÁBRICA