Artigos Técnicos

Artigos de autoria do Eng. Adeval Antonio Meneghesso, diretor superintendente da Italtecno do Brasil, publicados na Revista Corrosão & Proteção, um veículo de comunicação da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO, editada pela Aporte Editorial que autorizou a divulgação do compêndio publicado de 2006 a 2009.

Contato com o autor
Eng. Adeval Antonio Meneghesso

Preliminary remarks

In January 2011 the coating plant for aluminium profiles belonging to the Brazilian Aluminium Company – Votorantim Metais started up. In order to provide assurances about the origins of the powder to frame makers, and mainly to CBA/Votorantim Metais clients, an identification system was developed that allows the type of powder used to be checked, if the coating process was done in the CBA plant.

In fact, during the powder manufacturing process an agent was added to the formulation that allows the product to be identified by means of a system that scans the surface of the coated profile. The identification of the origins of the powder attests to and guarantees the durability of the coated profiles.

This article was presented by the author to the fifth international aluminium congress, which was held in San Paolo, Brazil, from 24 to 26 April 2012.

Clique para ver o artigo completo

Resumo

Para assegurar a eficiência da ancoragem do revestimento orgânico à base de poliéster no processo de pintura eletrostática do alumínio é necessário realizar processo preliminar de tratamento químico da superfície. Esse pré-tratamento tem a função de garantir a ancoragem adequada do poliéster propiciando durabilidade e desempenho ao processo de pintura e consequentemente do produto pintado na sua aplicação. O processo de pré-tratamento químico mais largamente utilizado é o processo de cromatização. O presente trabalho apresenta a elaboração do modelo gráfico desenvolvido para relacionar a espessura da camada cromatizada com a temperatura do banho de pré-tratamento.

Clique para ver o artigo completo

Resumo

O presente trabalho apresenta a idealização e a concretização do maior centro de tratamento de superfície de Alumínio da América Latina, implementado pela Cia Brasileira do Alumínio – Votorantim Metais, para processos de tratamento de superfície e acabamentos para perfis de alumínio. Com o objetivo de disponibilizar e atender os segmentos de construção civil, transportes, indústrias de móveis entre outros, com as mais modernas tecnologias de tratamento de superfície, atendendo direto da fábrica com toda a gama de acabamentos existentes. Nesse projeto, destaca-se a nova planta de anodização da CBA, projeto ítalo-brasileiro que desenvolveu uma das maiores e mais modernas plantas de anodização de todo mundo.

Clique para ver o artigo completo

Resumo

As ferramentas e conceitos estatísticos reunidos na metodologia 6 σ têm como objetivos a melhoria de produtos e processos através de análises que permitem melhor identificar, e reconhecer variáveis que interferem no desempenho ou na qualidade de processos e produtos. Os conceitos envolvidos no 6 σ permitem melhor conduzir e planejar o tratamento dessas variáveis objetivando resultados mais satisfatórios.

O método em questão (6 σ) permitiu ampliar a produtividade da planta de Anodização da CBA de capacidade de 600 toneladas que em 2007 registrava médias mensais de produção de 613 toneladas e após o trabalho atingiu patamares de 700 toneladas mensais. O processo produtivo da lanta passou de 0,72σ para 5,80σ após o trabalho.

Clique para ver o artigo completo

ESCRITÓRIO


FÁBRICA