Artigos Técnicos

Artigos de autoria do Eng. Adeval Antonio Meneghesso, diretor superintendente da Italtecno do Brasil, publicados na Revista Corrosão & Proteção, um veículo de comunicação da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO, editada pela Aporte Editorial que autorizou a divulgação do compêndio publicado de 2006 a 2009.

Contato com o autor
Eng. Adeval Antonio Meneghesso

Remarks

n Brazil, the demand is continuously increasing for powder coating plants for aluminium profiles. Consider that in the next few years there will be two important international events: in 2014, the World Cup will be held in 8 Brazilian towns and in 2016 the Olympic Games in Rio de Janeiro that, together with the huge growth of the Brazilian middle class (15 million new jobs within the formal economy, 28 millions of Brazilians out of poverty, 35 millions of “middle class people” that improved their own life conditions and, therefore, started to consume more), require the construction of almost 40 million flats, the majority of which is equipped with coated or anodised aluminium window frames profiles.

Clique para ver o artigo completo

Resumo

Atualmente são empregados selantes estruturais, silicone, para colagem de vidros em fachadas estruturadas com perfis de alumínio anodizados, produzindo o conceito de pele de vidro para fachadas de prédios e edifícios. O presente trabalho visa apresentar o resultado de aderência de selante estrutural em superfícies de perfis anodizados, analisando a relação da qualidade da película de anodização em condições diferentes de selagem com o resultado de aderência do silicone.

Clique para ver o artigo completo

Resumo

O processo de produção do filme anódico na superfície do alumínio conferindo propriedades sob tudo de resistência à corrosão é descrito através de modelo matemático que estabelece a relação física entre tempo de processamento (t), densidade de corrente elétrica (ρ) (relação de corrente e área superficial onde da formação da película) e espessura desejada da película de óxido (μ). A literatura estabelece a relação matemática onde a proporcionalidade é mensurada através da constante dielétrica (K) permitindo equacionar a relação …

Clique para ver o artigo completo

A Anodização é um processo muito aceito e bem definido para produzir uma película decorativa e protetiva de alta qualidade

IMAGEM DO ALUMÍNIO É definida e fixada pelo acabamento aplicado sobre sua superfície. Essa afirmativa constata a importância dos processos empregados para essa finalidade, que determinam as características protetivas e/ou decorativas de alta durabilidade.

A anodização é um processo muito aceito e bem definido para produzir uma película decorativa e protetiva de alta qualidade nas ligas de alumínio, abrangendo um amplo espectro de aplicações, algumas das quais bastante especificas, tais como anodização técnica (Dura) para peças que estão sujeitas ao desgaste por abrasão e como camada protetora para refletores e capacitores eletrolíticos, anodização brilhante para frisos, anodização em cores para ornamentos e utensílios domésticos e anodização para fins arquitetônicos (janelas, portas, fachadas, gradis, boxes de banheiro, etc.), na construção civil.

Clique para ver o artigo completo

ESCRITÓRIO


FÁBRICA