Artigos Técnicos

Artigos de autoria do Eng. Adeval Antonio Meneghesso, diretor superintendente da Italtecno do Brasil, publicados na Revista Corrosão & Proteção, um veículo de comunicação da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO, editada pela Aporte Editorial que autorizou a divulgação do compêndio publicado de 2006 a 2009.

Contato com o autor
Eng. Adeval Antonio Meneghesso

10ª Etapa – Defeitos.

Esta parte do artigo irá tratar dos defeitos que são revelados no processo de anodização, porém são oriundos de diversas fontes e diversos estágios de manuseio das peças a serem tratadas.

Clique para ver o artigo completo

11ª Etapa – Defeitos

Esta parte do artigo irá tratar dos defeitos que são revelados durante o processo de anodização, quando estes são oriundos de diversas fontes e diversos estágios de manuseio das peças a serem tratadas.

Defeitos no processo de Anodização Aprisionamento de ar/gases durante a coloração.

Característica: áreas circulares de vários diâmetros sobre o lado inferior das peças enganchadas.

Causas: Retenção de ar/gases devido ao posicionamento inadequado das peças na gancheira, inibindo a migração do pigmento para o interior dos poros.

Onde ocorre: No tanque de anodização.

Correção: Efetuar o enganchamento com inclinação suficiente que permita a saída do ar ou gases.

Clique para ver o artigo completo

13ª Etapa – Defeitos

Esta parte do artigo irá tratar dos Defeitos que são revelados no processo de anodização, porem são oriundos de diversas fontes e diversos estágios de manuseio, estocagem e transporte das peças a serem tratadas.

Clique para ver o artigo completo

14ª Etapa – Tratamento de Eflutentes Líquidos

Esta parte do artigo trata do tratamento dos efluentes líquidos do processo de anodização.

Tratamento de efluentes líquidos

As estações de tratamentos de efluentes líquidos da anodização são constituídas basicamente pelo Sistema de Tratamento Contínuo, onde são tratados os efluentes das águas de lavagem do processo de anodização, e pelo Sistema de Tratamento Periódico, onde são tratados os efluentes oriundos dos tanques de processo contaminados ou saturados, que são descartados periodicamente.

Clique para ver o artigo completo

ESCRITÓRIO


FÁBRICA