Artigos Técnicos

Artigos de autoria do Eng. Adeval Antonio Meneghesso, diretor superintendente da Italtecno do Brasil, publicados na Revista Corrosão & Proteção, um veículo de comunicação da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO, editada pela Aporte Editorial que autorizou a divulgação do compêndio publicado de 2006 a 2009.

Contato com o autor
Eng. Adeval Antonio Meneghesso

Sistema inovador para a redução da quantidade de lodo do hidróxido de alumínio de até 50% produzidos a partir de linha de anodização.

Um dos principais problemas no tratamento de águas residuais para linha de anodização é a eliminação das lamas de hidróxido de alumínio.

O volume do lodo a ser tratada nas plantas onde a decapagem química é realizada é muito alto.

O processo DRYPLUS foi pesquisado e patenteado pela Italtecno com o objetivo de aumentar drasticamente a “parte seca” do lodo. DRYPLUS permite para obter um “secar a parte” igual a 40-50% do lodo hidróxido de alumínio total, em vez do usual 20-25% alcançado nos processos tradicionais.

– Menos volume de lamas

– Menos caminhões para transportar as lamas

– Redução comparada a um sistema tradicional de custos

Nós temos estudado as plantas instaladas em várias partes da Europa e EUA a fim de verificar a confiabilidade do sistema e os custos após alguns anos de trabalho.

Clique para ver o artigo completo

A nova selagem resistente às substâncias ácidas e alcalinas chegou!

Nos últimos anos, a Italtecno tem desenvolvendo uma nova geração de selagem, chamada SUPERSEAL, capaz de atender às novas exigências do mercado, em especial a necessidade de um produto ecológico e fácil de usar e capaz de resistir a ambientes ácidos e alcalinos e com melhor resistência à corrosão.

Este tipo de super selagem tem sido particularmente apreciada nos mercados automotivos, eletrônicos e de utensílios domésticos, onde há a necessidade de passar os testes mais severos como de lavagem de carros em lava-rápidos, a resistência à corrosão e ao ataque severo dos produtos utilizados em máquina de lavar louça e muitos outros.

TECNOLOGIA DE ANODIZAÇÃO PARA PROCESSOS CONVENCIONAIS E ANODIZAÇÃO TÉCNICA,
COM O OBJETIVO DE REDUZIR OS CUSTOS E TEMPOS, PROPORCIONANDO MELHOR QUALIDADE

A Italtecno desenvolveu uma nova tecnologia, chamada Hardfast Anodizing, na qual a oxidação anódica do alumínio tem as suas características melhoradas, em comparação com anodização tradicional.

As melhorias conseguidas especialmente se relacionam com espessura, dureza, resistência à abrasão, resistência à corrosão, resistência ao ataque alcalino, cor, brilho e rugosidade.

O METAL ALUMÍNIO, SUAS CARACTERÍSTICAS E AS AÇÕES CORROSIVAS QUE ESTABELECEM O CONCEITO DA “CONFU…ROSÃO”

Como é do conhecimento de todos o alumínio é um metal abundante e de fácil obtenção na crosta terrestre, muito fácil de trabalhar, permitindo todos os tipos de conformação mecânica e é extremamente leve, sendo o seu peso específico cerca de 1/3 do aço.

O metal alumínio apresenta características que transmite a ideia de modernidade entre os jovens, que visualizam o alumínio como o metal do futuro, pela associação de sua presença em naves e objetos espaciais, sendo muito utilizado na combinação das suas características estruturais, leveza e plasticidade com acabamentos protetivos e decorativos.


ESCRITÓRIO


FÁBRICA